samedi 13 octobre 2012

Paris é a 4ª cidade mais atrativa do mundo


Paris é a 4ª cidade mais atrativa do mundo. São Paulo é a penúltima

Paris se tornou em 2012 a quarta cidade mais atrativa do mundo atrás de Nova York, Londres e Toronto, segundo um estudo anual da empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) publicado nesta quinta-feira. A pesquisa foi feita analisando 27 grandes centros econômicos, financeiros e culturais ao redor do mundo. São Paulo ficou em 26° lugar, apenas à frente de Mumbai, na Índia.

A capital francesa, que no ano passado ocupava o 8° lugar, subiu no ranking devido à qualidade de vida, seu sistema educativo, à facilidade do sistema de transportes e também pelo seu potencial econômico.

 No aspecto econômico, um dos dez critérios abordados pela pesquisa, Paris fica em segundo lugar, apenas atrás de Pequim, segundo a PwC. O “potencial econômico” é calculado com base em grupos que empregam mais de 500 pessoas em sua sede social, a população ativa na área de serviços (bancos, seguros, empresas de consultoria, etc), o número de projetos e o montante de investimentos diretos estrangeiros, a produtividade e as taxas de crescimento.

 "Paris está bem posicionada em todos esses critérios, com exceção do crescimento”, afirmou à agência AFP o diretor do departamento imobiliário da PwC, Arnaud Burillon. Este ano, a capital francesa, que tem mais de 10 milhões de habitantes, surpreendeu ao empregar em maior quantidade que Londres ou Nova York, pessoas em finanças e serviços intelectuais nas empresas.

 Paris é considerada a número 1 do mundo em termos de qualidade de vida " graças a uma rede de transporte ampla e acessível”, posicionando-se como uma cidade que atrai turistas do mundo inteiro.

 A capital francesa é a terceira melhor colocada no critério de “capital intelectual e de inovação”. Segundo a PwC, uma das grandes forças de Paris vem de seu sistema educativo global e principalmente pela presença de grandes universidades.

 Os pontos fracos apontados pela empresa de consultoria são o custo de vida, que deixa a cidade na 24ª posição do ranking, e as dificuldades para fazer negócios devido aos altos impostos cobrados na França.

 Confira a lista das cidades mais atrativas do mundo:

 1 – Nova York

 2 – Londres

 3 – Toronto

 4 – Paris

 5 – Estcolmo

6 – San Francisco

 7 – Cingapura

8 – Hong Kong

 9 – Chicago

 10 – Tóquio

 11 – Sydney

 12 – Berlim

 13 – Los Angeles

 14 – Seul

 15 – Madri

 16 – Milão

 17 – Pequim

 18 – Kuala Lumpur

 19 – Xangai

 20 – Moscou

 21 – México

 22 – Abu Dhabi

 23 – Buenos Aires

 24 – Istanbul

 25 – Johanesburgo

 26 – São Paulo

 27 – Mumbai
 
WWW.rfi.fr (Paris/ranking -  Artigo publicado em 11 de Outubro de 2012 - Atualizado em 11 de Outubro de 2012)