vendredi 28 décembre 2012

Um pouco zonza...

Acordei um pouco zonza, mas ainda assim melhor que ontem, após a dolorosa despedida de Le Chanteur  e sem saber que significado atribuir ao sonho desta noite, o peito ainda sufocado pela separação. Era cedo e decidi aproveitar o dia. O primeiro dia  de volta a Paris, após a longa temporada no Brasil. 



Muito frio durante a manhã, atravessei o bairro judeu e deixei-me envolver pelo quadrado da Place des Vosges, a primeira Place Royal. Eu considero a Place des Vosges, situada no Marais,  uma das mais bonitas de Paris. É também a mais antiga praça planejada de Paris . No meio, envolta na moldura dos edifícios que a balizam, está Luís XIII a pedido de Richelieu, uma das poucas estátuas que sobreviveram à Revolução.





Terá sido esta praça magnifica, que encerra em si uma harmonia desconcertante entre a ritmo simétrico das fachadas e a cadência da arcada que a sustenta, que influenciou a construção de todas as outras que lhe sucederam nos séculos do Absolutismo.



Sem querer buscar resposta imediata para o questionamento, preferi descansar e apreciar o cenário frio, pois o coração ainda está no Brasil, apenas o corpo se faz presente aqui.

A Place des Vosges, Paris, dezembro de 2012.

Anne Belle