dimanche 6 janvier 2013

Adaptando em Paris sem Estresse



Desde que cheguei a Paris, no mês agosto de 2010 continuo deslumbrada. Acompanhada de amigos, então, não deu para sentir a ausência do Brasil, enquanto permaneci aqui. Retornei ao Brasil em julho de 2011, a pedido do «Chanteur » para acompanhá-lo em temporada de seus shows pelo interior do Brasil. Agora de volta à Paris, estou só e tenho que encarar a vida sem a presença do « Chanteur ». Não tenho muito conhecimento da vida na França, conheço o básico para sobreviver. Por isso, constantemente, busco informações sobre o cotidiano parisiense. Encontrei brasileiros vivendo por aqui há mais tempo e graças a eles que consigo «dar um tapa na solidão e na insegurança ».
Assim, seguindo as dicas de quem já vive aqui , compartilho algumas dicas de « sobrevivência básica » de Alexia Oliveira, uma brasileira que está há 15 anos fora do Brasil, morou em vários países e está desde 2010, como eu, em Paris :

« 1.     Não avalie as atitudes das pessoas tendo como referência a sua terra natal:
Sim, as pessoas são diferentes e se comunicam de forma diferente.
É comum, por exemplo, brasileiros ficarem “chocados”- eu fiquei- com crianças portuguesas dizendo aos adultos “cala-te!”.  Mas é só uma forma de expressão comum que nem tem o peso que a gente coloca.
Então, relaxe! os franceses, assim como os europeus de uma forma geral, tendem a falar de uma forma mais negativa que nós, brasileiros.
Quando eles gostam de alguma coisa é normal eles dizerem : “Não está mal”. Eles quase nunca dizem: “que bom!” ou qualquer coisa mais positiva. É o estilo europeu, não dê atenção, não pense que eles não estão gostando. E só a forma de falar mesmo.

2.     Aqui a burocracia é grande e eles usam muito os “correios” então por cada papel ou documento que você precisa, prepare-se para esperar. É muito comum eles pedirem pra você mandar uma requisição por carta, que será respondida da mesma forma. É muito difícil chegar a algum lugar, pedir um documento e receber na mesma hora, portanto, relaxe! É sempre bom vir com uma certa “margem” de tempo para não ficar frustrado. Eu não tenho queixas do sistema “via postal”, porque poupa tempo e você não entra em filas, por exemplo. Leia com atenção o que eles pedem para você enviar no envelope e aguarde que com certeza chega. Eu prefiro assim do que ir 3 ou 4 vezes no mesmo lugar e ter sempre uma informação diferente, ou algum documento a mais para adicionar, como e o caso do sistema em Portugal, há sempre uma “novidade” que ninguém informou, um carimbo que você precisa, etc.

3.     Aqui ultimamente tem tido muita greve, paralisações, etc.  Realmente o povo não esta muito satisfeito com as atuais mudanças que o governo anda a fazer… Então, tente não programar muito e não seja inflexível, as vezes tudo pára mesmo, não há metrô, não dá para fazer nada… Relaxe! Que bom que os franceses saem às ruas para reclamar! veja o lado positivo.

4.     Se você não fala Francês, tente aprender o mais rápido possível mas não fique maluco com isso: sempre tem maneira de nos comunicarmos, sempre tem alguém que fale inglês nos supermercados, etc. Instale um dicionário Português-Francês no seu celular. Ajuda quando você esta em busca de alguma coisa no supermercado e não entende uma palavra ou outra do rótulo, ou na farmácia, por exemplo.

5.     Tenha sempre um “plano B”.  Se não está dando muito certo de uma maneira, é melhor tentar de outra. Para tudo há uma solução.

6.     Pergunte, peça ajuda. Tente encontrar outros estrangeiros, participe em blogs – como este, por exemplo, ou fóruns.

7.   Se você acha que esta muito difícil arranjar um apartamento, alugue um quarto. Depois de aclimatado você vai decidir melhor, entender qual é a melhor maneira, o melhor lugar, preço etc. Tem muita gente procurando pessoas para compartilhar apartamentos, dê uma olhada em fóruns de brasileiros em Paris (ou França), em blogs de expats, etc. Há sempre a opção de ficar em um hostal (albergue) . Por 5 ou 7 euros por dia você tem uma cama, banho quente e cozinha, além de conhecer gente que pode ajudar com algumas dicas.  Lembre-se que vai ser temporário.  O bom de ficar em hostal e que se você não gostou, e só trocar, não tem de dar explicação para ninguém nem quebrar “promessa” ou “contrato”. Procure por hostais no web site do Hostalworld. »