lundi 10 juin 2013

Ponte Alexandre III é linda tanto à noite como no dia

De todas as pontes que cruzam o rio Seine, acredito que a mais admirada é a ponte Alexandre III (1845-1894). Símbolo da aliança franco-russa, a primeira pedra foi colocada pelo jovem Czar Nicolau II em 1896 na presença da Imperatriz e do Presidente Félix Faure.


Inaugurada para a Exposição Universal de 1900 (como o Grand e o Petit Palais) a ponte Alexandre III foi inscrita como Monumento Histórico em 1975. Ricamente decorada, ela é com certeza a ponte mais exuberante da capital!



A ponte Alexandre III liga a Avenida Champs Elysees aos Invalides e a área da Torre Eiffel. Ela fica no centro de Paris, e é um ponto turístico imperdível, e passa pela Rua onde se encontram o Grand Palais, e Petit Palais, construidos na mesma época. Está decorada com querubins, ninfas e cavalos alados dourados em cada extremidade, e foi construída entre 1896 e 1900, com lâmpadas que destacam em estilo Art Nouveau.





 Em homenagem ao czar Russo Alexandre III quando concluiu a Aliança franco-russa em 1892. O seu filho Nicholas II colocou a pedra de fundação em outubro de 1896. O estilo da ponte Alexander III  reflete o mesmo estilo do Grand Palais,  na margem direita.



É uma das maravilhas da engenharia do século XIX que consiste em um arco de aço de seis metros de altura. O design, desenvolvido pelos arquitetos Bernard e Gaston Cousin, foi sujeito a controles rigorosos para que a ponte não obscurecesse a visão do Champs-Elysées ou do Invalides